Com o objetivo de criar um ecossistema de startup na cidade de Manaus foi feito um evento sediado na Samsung Ocean em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na sexta-feira dia 20/07/2018.

Dentre as programações do dia tivemos três palestras e mais uma sessão de perguntas e respostas pela parte da manhã e pela parte da tarde tivemos a oportunidade de ter uma sessão de mentorias.

Dennis analista e gestor de startups do Sebrae – Amazonas disse ” Mais uma vez é um prazer estar apoiando a ABS juntamente  com a LoOpa e o pessoal da Ocean, pra gente ( do Sebrae) também é uma maneira de nos colocar a disposição de vocês que estão aí na guerra do dia-a-dia com suas startups e querem cada vez mais estar inserido nesse mercado com muito networking positivo e com muita informação , e é isso que a gente trás” ele também mencionou ” recentemente voltamos de uma missão de Florianopolis que é um ecossistema bem punjante e é isso que queremos trazer pra cá para Manaus, que estejamos mais unidos como um ecossistema forte.”

ABS ( Associação Brasileira de Startups) atua na parte de apoio e representação de startups, desde conseguir ajudar diretamente ( mentorias) e indiretamente ( eventos como o próprio startup on), a Associação surgiu em 2011 para dar apoio para atender o número de startups que surgiam no Brasil.

Segundo Marco Bissi Customer Sucess da Abs startups ” A idéia é que tornemos esse um ambiente cada vez mais saudável para as startups trabalharem, e tenha nova abertura para novas startups surgirem e a mortalidade de startups diminua, que hoje ainda é um número alto”.

A Abs surgiu em 2011 quando o número de startups começava a decolar e ainda não tinha nenhuma associação para ajudar os novos empreendedores de startups, inicialmente com um portal de benefícios e ferramentas para ajudar no orçamento das stratups, que era um grande problema para essas startups quando elas passavam do estágio da idéia e começavam a precisar vender.

Rafael Ribeiro iniciou sua palestra falando ” Hoje vivemos num mundo de erupção, é um momento muito legal para empreender e é um momento de sobrevivência para empresas e empreendedores , o mercado é de excassez onde que de fato tem uma competição muito grande e as startups estão começando a se diferenciar “.

Ele mostrou um pouco da sua trajetória empreendedora de 13 anos de jornada , primeiramente mencionando o aplicativo smartcard com o objetivo de acabar com os cartões de visita físicos em 2011 no entanto não teve adesão de mercado, depois mencionou sobre a venda da Monster Joy e também disse que o sonho de qualquer empreendedor é a venda do negócio mas antes que isso aconteça muita coisa precisa acontecer antes.

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Segundo ele ” Ninguém comprou , nem mesmo nossos amigos que disseram que a idéia era boa , entenda que não é seu amigo que vai falar que seu negócio é bom , seu amigo é o pior pilantra da vida porque ele fala que sua idéia é excelente mas na hora que você pede o cartão de crédito dele , o cara não quer passar nem ferrando”.

98 % das startups no Brasil tem morrido por causa de Time.

Rafael menciona da experiência que teve com seus onze sócios na CSPI ( Consultoria de Soluções Inteligentes) e que a empresa faliu com uma dívida de 2 milhões , com isso veio o primeiro aprendizado do jovem empreendedor.

Time segundo ele deve ter entre 2 a 3 pessoas , algumas conseguem desenvolver bem com até 4 pessoas no máximo.

Rafael também adicionou ” Santa Catarina fez muito bem isso de comprar localmente, a Exactsales nasceu de uma necessidade da RD que era uma necessidade da Caodic, uma startup nasceu para resolver o problema da outra , é bom que a startup já nasce com 10 clientes”.

Ele contou como validou a Monster Joy , ele foi a um parque Vila Lobos num domingo e passou o dia lá conversando com pais e eles descobriram que uma das maiores dores que os pais tem hoje é fazer os filhos escovarem os dentes. Os pais estavam dispostos a pagar qualquer valor desde que eles conseguissem fazer os filhos escovarem os dentes por sete dias corridos.

Para a supresa dele e de seu time , a idéia teve uma grande adesão por parte dos pais e das crianças, tiveram 20 mil downloads num dia mas agora tinham outra questão a resolver que era como poderiam monetizar isso, depois descobriram que nas escolas tinha a agenda do aluno , para resolver isso criaram a agenda eletrônica com base no clube penguin da Disney, que fez o maior sucesso entre as crianças.

Ele conta que ia vender nas escolas com as telas e tiveram uma adesão absurda por parte dos professores, pais e alunos ; um sucesso de vendas nas escolinhas onde a Monster Joy passava.

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Ele também menciona a importância de marketing estratégico que somente participavam dos eventos que interessava para o público dele, mesmo quando era convidado para alguns eventos se não tivesse diretores, coordenadores ou professores de escolas eles não iriam ao evento, o stand da foto acima foi de um evento  chamado Bett Educar 2014 onde a Monster Joy participou.

Depois tivemos a presença do Bruno Pinheiro da Piar Comunicação que faz assessoria de imprensa.

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Ele menciona que ” Sair na mídia pode ser um anjo ou um demônio para uma startup”.

Bruno também menciona que existe um momento adequando para uma startup sair na mídia, e ele menciona quando uma startup deve contratar uma assessoria de impresa.

Seria em três situações , para ganhar credibilidade , para ganhar reputação e para ganhar endosso.

Bruno menciona ” Endosso é demostrar apoio ou solidariedade a algo ou alguém , ou seja , quando você sai numa reportagem o jornalista automaticamente está endossando aquela empresa e isso não há publicidade que compre”.

Ele menciona que os empreendedores não devem se apressar em sair na mídia antes de se questionar se podem atender demanda em massa, e que não tem data para começar mas quando começa não tem data para terminar , ele também menciona que o produto/ serviço estar na prateleira é o básico para poder sair na mídia.

Outro ponto crucial é a infraestrutura , a startup não pode sair do ar, se a pessoas tentarem te encontar e seu site saiu do ar você irá perder clientes e aquele não era o momento de sair na mídia , além disso você precisa ser capaz de prover a experiência completa para o teu cliente.

Bruno reforça isso com a frase ” Sair na mídia é como convidar pessoas para ir na tua casa, se a sua casa for uma bagunça as pessoas nunca mais vão querer voltar , primeiro faz uma faxina deixe a casa arrumada e depois chame as pessoas para visitar “.

Foque em cumprir o que você prometeu , é importante validar isso antes de sair na mídia mesmo porque os jornalistas vão testar seu produto ou serviço antes de fazer a matéria pois eles são cobrados pelo público que os lê.

Essa foi uma palinha do evento maravilhoso que tivemos a oportunidade de participar.