O assunto de hoje no Blog pode gerar polêmica, sabemos como a tecnologia vem alterando a maneira como trabalhamos e como as empresas competem, mas muitas pessoas tem acreditado em certas “verdades” sobre o que é a disrupção digital e seus efeitos que na realidade não são legítimos.

A maior mudança que as empresas e provedores de tecnologia enfrentam hoje é a Disrupção Digital.

O que é uma disrupção?

É uma mudança fundamental e drástica num sistema ou em um ambiente, como exemplo podemos citar a computação em nuvem e especialmente os efeitos dessa mudança.

Às vezes as pessoas confundem uma novidade com uma disrupção, o ponto é que novidades são tendências desejadas, mas com baixa expectativa de vida.

Mito 1 – Disrupção é uma coisa ruim

A verdade é que a disrupção é sempre boa para alguém, por exemplo, muitos dizem que depois que conteúdos em vídeo e tv foram criados o rádio perdeu espaço e sairia de cena, é fato que o conteúdo em audio não tem a mesma relevância do que os conteúdos em vídeo, mas apesar disso muitos conteúdos são consumidos em áudio com frequência.

Recomendação da Gartner: Tire vantagem das oportunidades criadas pela disrupção.

Mito 2 – Disrupção é uma palavra falada em demasia e sem sentido

Na verdade, a disrupção é o assunto mais crítico a ser dominado na era digital. É só que às vezes as pessoas usam a palavra de forma incorreta.

Recomendação da Gartner: Se questione o que está sendo interrompido e quão importante é essa disrupção.

Mito 3 – Qualquer mudança é uma disrupção

Como já foi comentado antes disrupção é uma mudança fundamental num sistema ou num ambiente, esse tipo de mudança é drastico e atipico, vale a pena considerar o impacto e magnitude que a mudança traz antes de considerar uma disrupção.

Recomendação da Gartner: Garanta que sua estrategia reflita o panorama pós-disrupção.

Mito 4 – Disrupção é somente uma questão tecnológica

Com frequência as disrupções mais impactantes acontecem na sociedade, indústria e na maneira de fazer negócios, não em tecnologia. Isso não significa que a tecnologia não esteja evoluindo a ponto de ser disruptiva, mas por vezes a tecnologia é mais um meio do que um fim, a exemplo do Uber, talvez as gerações X e Y lembrem que os pais recomendavam aos filhos que não falassem com estranhos, no entanto hoje com serviços como Uber basicamente chamamos “estranhos” para nos buscar na porta de casa, essa mudança em si é muito mais societal do que exatamente tecnológica.

Recomendação da Gartner: Veja a disrupção como um contexto do modelo que está sendo revolucionado nas áreas de negócios, tecnologia, indústria e sociedade.

Mito 5 – Disrupção é o problema de outras pessoas

A disrupção afeta a todos. CIOs ( Chief Information Office) também conhecido como Diretor de Informática e tecnologos são os únicos qualificados para identificar as disrupções.

Recomendação da Gartner: CIOs e EAs devem trabalhar junto com CSOs ( Chief Security Office) para alavancar as estratégias de disrupção.

Mito 6 – Disrupção é somente para gigantes digitais

É verdade que os gigantes digitais frequentemente chegam primeiro, mas a maior parte das disrupções acontece em milhares de pequenas, médias e grandes empresas.

A recomendação dada pela Gartner é: Examine os efeitos secundários da disrupção, o que afetará uma ampla gama de empresas e indivíduos.

Mito 7 – A ruptura digital acontece somente em mercados consumidores

A disrupção digital é muitas vezes vista pela primeira vez em mercados de consumo, mas vai muito além deles.A recomendação da Gartner é: Aplique cenários de consumidor para entender a interrupção digital de empresa para empresa.

Mito 8 – A ruptura mais sensacionalista é a mais perturbadora Sensacionalismo declina com o tempo, enquanto os efeitos secundários da ruptura não.Recomendação da Gartner:Use a Digital Disruption Scale para determinar quando uma interrupção é estimulada versus quando ela é a corrente principal. Mito 9 – Inovação, transformação e ruptura são as mesmas coisas Inovação e transformação são duas coisas diferentes que existem em um ciclo virtuoso, às vezes interrompido, guiado ou que resulta em ruptura.Recomendação da Gartner: incorporar análises de ruptura em seus esforços de inovação e / ou transformação.

Mito 10 – Não temos que nos preocupar com as disrupções. Somos intocáveis

Qualquer empresa pode sofrer uma disrupção,mesmo as mais disruptivas.Como exemplo temos a Apple que provocou a disrupção de dois dos seus produtos mais vendáveis: o Ipod e o Iphone.Recomendação da Gartner: evite a arrogância e use o Modelo de Intenção de Disrupção Intencional para o plano de cenário. Não tenha medo de provocar a sua auto-disrupção. Então como lidar com disrupções? Segue abaixo o Plano de Ação proposto pela Gartner.

Plano de Ação 

1.       Trate a disrupção como uma oportunidade, não uma ameaça.

2.       Use ferramentas para ajudar a evitar tratar novidades temporárias como disrupções, e como priorizar oportunidades.

3.       Incluir a avaliação da intenção como parte de sua análise de estratégica

.4.       Aprenda com os gigantes digitais.

5.       Seja disruptivo intencionalmente. Esses são os mitos que mais confudem algumas pessoas a respeito do que é a disrupção digital, e você já conhecia algum deles?

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