O assunto de hoje no Blog é no mínimo polêmico em tempos de aquecimento global, que é incineração de arquivo.

Quando menciono isso digo no sentido literal, pessoas que querem colocar fogo nos documentos depois que não precisam mais deles. Direi-te os motivos para não fazer isso e vou te contar uma maneira muito melhor de fazer a eliminação dos seus documentos de forma segura e ecológica.

  1. Isso agride o meio ambiente

Papel é um material facilmente inflamável, quando você o coloca em combustão ele libera CO² ( Dióxido de Carbono) que colabora para o aquecimento do planeta.

Por esse motivo não recomendamos queimar nenhum documento e nem nada.

  1. Faz mal para o organismo humano

Apesar de no processo respiratório o ser humano gerar dioxido de carbono , estar exposto a esse gás durante muito tempo pode gerar problemas de saúde sérios, a depender do tempo de exposição pode gerar intoxicação e em alguns casos pode ser letal, especialmente para pessoas que já possuem doenças respiratórias como por exemplo: a Asma.

  1. É uma prática insegura e mesmo ilegal

Fogo é um elemento difícil de controlar, muitas coisas podem propagar as chamas  e o que começa como um foco controlado pode se espalhar rapidamente e afetar várias outras pessoas ao seu redor.

Segundo o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”. Tendo como Pena Reclusão de 3 a 6 meses e Multa.

  1. Dá uma péssima imagem da sua empresa

Apesar da necessidade da empresa proteger dados sensíveis de olhares curiosos, queimar os documentos vai expor a empresa de uma maneira extremamente desagradável. Podendo gerar uma exposição negativa na mídia e redes sociais afetando significativamente a imagem da sua empresa.

Então como eliminar os documentos?

Você pode destina-los a uma empresa que faça a reciclagem do material e pedir um Certificado de Destinação, geralmente esses prestadores diluem o material em um tonel, o que garante bastante confidencialidade no processo mas tenha em mente que uma vez que você decida eliminar assim não existe retorno. O que sempre aconselhamos aos nossos clientes é avaliar com cuidado o que realmente pode ser eliminado e o que ainda precisa ser mantido,envolva as pessoas responsáveis por essas documentações e tenha uma listagem do que será efetivamente eliminado, são pequenas seguranças para sua empresa que valem muito a pena no longo prazo.

Caso queira saber mais tenho um Guia sobre Eliminação de Documentos que te conta o passo-a-passo desse processo.

Para ficar atualizado sobre eliminação de documentos fique de olho em nossos posts aqui no Blog e compartilhe esse se lhe foi útil.