Organizar é um processo que muitos gestores precisam fazer com frequência, seja ajustar um inventário de matéria-prima ou o local de trabalho para atender as demandas do 5S.

É necessário para o bom funcionamento de uma empresa, manter tudo facilmente acessível, o que ajuda na sua busca e separação, poupando ativos importantes da empresa, tais como tempo e dinheiro.

Uma prática comum e amplamente adotada para manter a organização é o próprio 5S (Senso de Limpeza, Senso de Ordenação, Senso de Utilização, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina) que é uma filosofia japonesa que auxilia na conscientização coletiva no sentido de manter cada ambiente de trabalho limpo, organizado e com os materiais e equipamentos de trabalho disponíveis para utilização, gerando benefícios para a saúde e manutenção da organização e limpeza.

Algumas boas práticas relacionadas a cada um dos sensos:

  • Separe tudo o que precisa e descarte o que é desnecessário.
  • Classifique e organize os recursos disponíveis no seu local de trabalho.
  • Mantenha a limpeza do seu local e equipamentos de trabalho.
  • Estejam atentos às condições de saúde e segurança.
  • Mantenha e continue melhorando as conquistas alcançadas.

As boas práticas podem parecer simplórias, mas essas pequenas ações ajudam muito a manter os ambientes de trabalho organizados e limpos por mais tempo.

O 5S já não é novidade, inclusive já existem empresas que adotam o 8S ou o 10S, no 8S é adicionado o Senso de Determinação e União, Senso de Treinamento e Senso de Economia e Combate aos Desperdícios; no 10S é adicionado o Senso dos Princípios Morais e Éticos e Senso de Responsabilidade Social. A intenção dos sensos é a melhoria contínua em todos os níveis da organização.

Existe inclusive os dez mandamentos do 10S, seguem nessas linhas:

  1. Ficarei com o estritamente necessário.
  2. Definirei um lugar para cada coisa.
  3. Manterei cada coisa em seu lugar.
  4. Manterei tudo limpo e em condições de uso.
  5. Combaterei todas as causas de sujeira.
  6. Identificarei toda e qualquer situação de risco.
  7. Trabalharei com segurança.
  8. Estudarei qualquer norma ou padrão até conseguir compreendê-la.
  9. Procurarei formas de melhorar meu trabalho.
  10. Honrarei todos os compromissos.

Fonte: Apostilas da Qualidade

Claro que o 10S deve ser implantado depois que inicialmente o 5S tenha sido um sucesso, e posteriormente o 8S também.

Para saber mais sobre como a organização ajuda a sua empresa nos acompanhe aqui no Blog, e compartilhe o conteúdo se lhe foi útil.